Jurisprudência

Processo Civil (Haifa) 38374-07-26 Ganaim Ali v. Ministério da Justiça/Divisão de Registradores de Empresas, Parcerias - parte 2

24 de Setembro de 2026
Imprimir

34-12-56-78 Tchekhov v.  Estado de Israel, P.D.  51 (2)

  1. Quanto à questão de por que o requerente optou por não criar uma nova empresa, o requerente observou que isso decorrente de motivos econômicos e profissionais. Foi observado que a antiguidade da empresa constitui um ativo real de negócios, já que no setor da construção a antiguidade da empresa não é apenas um detalhe técnico, mas permite que a empresa participe de licitações que exigem certa antiguidade, enquanto a criação de uma nova empresa não permite a participação nessas licitações.  Além disso, foi observado que a criação de uma nova empresa criará uma lacuna ilógica entre sua experiência pessoal e a antiguidade zero da empresa.
  2. Sobre a questão de por que não atuar como comerciante licenciado, o Requerente observou que a participação em licitações exige garantias, e essas são fornecidas pelos bancos a empresas e não a um revendedor licenciado. Também foi observado que, na indústria da construção, que envolve altos riscos, uma empresa limitada"Permite limitação de responsabilidade.
  3. Quanto à preocupação com a deturpação em licitações, o Requerente observou que essa preocupação é infundada, já que a empresa foi fundada em 2012 e sua antiguidade é um fato verdadeiro e comprovado registrado no Registro das Empresas.
  4. Quanto à questão das taxas, o Requerente observou que não se opõe à regulação das taxas de acordo com as disposições da lei e da decisão do tribunal, na medida em que for determinado que há responsabilidade pelo honorário. No entanto, em sua visão, a retomada da empresa não deve ser condicionada ao pagamento da dívida de honorários, mas sim à questão deve ser resolvida após a emissão da ordem de revival.  Nesse contexto, o Requerente observou que, se for determinado que a empresa está obrigada a pagar uma dívida de honorários, então a dívida será determinada de acordo com as disposições da lei, levando em conta, entre outros, a data em que a empresa cessou suas atividades, a data de sua liquidação voluntária e qualquer isenção aplicável à empresa sob qualquer lei.  Além disso, solicita-se que a empresa não seja cobrada com taxas anuais pelo período em que a isenção se aplicar.
  5. À luz do que foi declarado na resposta dos Requerentes, o Réu foi solicitado a apresentar sua posição final sobre a solicitação.

Copiado de Nevo

  1. No âmbito de A resposta que ela enviou, O Recorrido reiterou que não se opõe à reativação da empresa e deixa a decisão a critério do tribunal, sujeito ao cumprimento das condições especificadas no parágrafo 19 de sua primeira resposta de 02/08/26.
  2. A pedido do Recorrido e depois que o Requerente Concordo com isso, pois este é um pedido de reativação de uma empresa liquidada, ou seja, que carece de personalidade jurídica, ordeno que os detalhes das partes no processo sejam alterados de modo a esclarecer que o processo está sendo conduzido perante o Registrador de Empresas, quando a empresa é objeto do pedido e não responde ao pedido.
  3. Sobre o mérito do pedido - O requerente apresentou seu pedido para a reativação da empresa em virtude do Artigo 369 À Portaria das Empresas [Nova Versão], 588"C-1983 (doravante: "O Comando") que afirma o seguinte:

"Uma empresa ou um de seus membros ou credores que se considere privado da exclusão do nome da empresa, e o tribunal, a pedido de um dos apresentados dentro de vinte anos a partir da data de publicação do aviso de exclusão no Diário Oficial, está convencido de que a empresa continuou seu negócio ou estava operando no momento em que seu nome foi removido, ou que considera justificado devolver seu nome ao Registro - o tribunal pode ordenar por ordem que seu nome seja devolvido ao Registro, e quando uma cópia autenticada da ordem for submetida ao Registrador, a empresa será considerada como tendo continuado seus negócios e como se seu nome não tivesse sido apagado; e o tribunal poderá dar nessa ordem qualquer instrução e instrução que considerar justa, para colocar a empresa e qualquer outra pessoa em uma situação o mais próxima possível da situação em que teria sido se a empresa não tivesse sido liquidada." (Ênfase não está no original - B.T.)

  1. Do idioma Artigo 369 A Portaria indica que existem dois fundamentos Independência para a reativação de uma empresa que foi removida do Registro de Sociedades: primeiro, que a empresa tenha continuado seus negócios ou sido ativada no momento da remoção; e segundo, que outro motivo justifica o cancelamento da remoção.
  2. O termo "habilitado" na seção 369 Ao comando Não se refere a Mas pela existência formal da sociedadeNa verdade, Esse é um requisito substantivo segundo o qual Existiu Na empresa Atividade real no momento da remoção da lista, o que significa que a empresa estava realmente operando no momento da remoção e não apenas existia ou era formalmente legalmente competente.
  3. Não há disputa, conforme expressamente declarado pelo Requerente em seu pedido, de que, desde a fundação da empresa (15/02/12) até sua liquidação (22/02/22), a empresa não realizou nenhuma atividade comercial, não firmou acordos comerciais e não empregou funcionários. Na verdade, a existência da empresa foi puramente formal.
  4. Uma análise do pedido mostra que o objetivo da reativação é permitir que o requerente conduza atividade comercial por meio da empresa. Nesse contexto e com base nos esclarecimentos apresentados pelo requerente à luz da posição do Registrador de Empresas, parece que o requerente tem interesse em utilizar a antiguidade da empresa como incorporação, no âmbito das licitações nas quais a empresa participará.  Nas circunstâncias do caso, como a empresa nunca realizou atividade comercial, acredito que o processo de reativação de uma empresa não tem essa finalidade, e a esse respeito aceito o argumento do recorrido de que isso pode levar a uma declaração falsa perante tais terceiros e outros.
  5. Diante do exposto, acredito que o pedido de revival da empresa não pode ser concedido em virtude da primeira causa. Além disso, como o Requerente não pôde apontar qualquer outra justificativa legítima para a reativação da empresa, e a única razão pela qual o Requerente argumentou que a reativação da empresa deveria ser ordenada é para permitir que o Requerente apresente o"Senioridade corporativa" Para fins de participação em licitações, também não há espaço para permitir a reativação da empresa com base nos fundamentos da existência da Outros Gostos o que justifica o retorno da empresa ao Registro de Sociedades.
  6. Diante de tudo isso, o pedido para reviver a empresa é rejeitado. Disso, decorre do exposto que não há necessidade de discutir as outras condições especificadas na resposta do Registrador de Sociedades, incluindo a questão da notificação, divulgação e dívida de taxas.
  7. Cada parte arcará com suas próprias despesas.
  8. A Secretaria fornecerá uma cópia da sentença às partes.

Concedido hoje, 24 de setembro de 2026, na ausência das partes.

Parte anterior12
3Próxima parte
Skip to content